24 de outubro – Dia Internacional da Poliomielite

Imagem

 

Tenho estado bastante ausente do meu blog por ter assumido a presidência do meu Rotary Clube, o que tem exigido muito trabalho e feito com que não pudesse manter a frequência dos posts. No entanto, aproveito que hoje é um dia em que nos mobilizamos para uma das principais bandeiras do Rotary para escrever novamente com o objetivo de ajudar na divulgação do programa END POLIO NOW e no engajamento da comunidade na erradicação da poliomielite no mundo.

A poliomielite, ou paralisia infantil, já foi uma das doenças mais temidas pelos pais quando seus filhos eram pequenos, pois no início do século passado houve grandes epidemias da doença, que deixaram centenas de milhares de pessoas com paralisia ao redor do mundo a cada ano.

Somente na década de 50 é que a vacina para a poliomielite foi descoberta e, desde então, o número de novos casos caiu das centenas de milhares para menos de mil. O Rotary Internacional foi uma das principais instituições que se mobilizaram para ajudar no combate à poliomielite e para promover a sua erradicação. Em 1988, havia 125 países com casos endêmicos de poliomielite e apenas 71 países com a doença erradicada. Com a intensificação das campanhas de vacinação, esse número caiu para apenas três países com casos endêmicos, sendo que 193 países já erradicaram a doença. 

No entanto, a mobilização não pode parar enquanto a doença não estiver completamente erradicada do planeta. Por menos de R$ 1,50, uma criança já é protegida do vírus da poliomielite por toda sua vida. Mais de 10 milhões de crianças com menos de 5 anos ainda podem ser paralisadas pela poliomielite nos próximos 40 anos.

Este ano, a arrecadação de fundos para o programa End Polio Now terá um impacto ainda maior em virtude de ter recebido o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates. A Fundação irá equiparar cada dólar doado para a erradicação da pólio na proporção 2 para 1 até 2018. Assim, toda verba destinada pelo Rotary a esse programa terá um impacto três vezes maior.

Para ajudar, procure um Rotary Clube em sua cidade e conheça os projetos de capacitação de recursos para a Fundação Rotária. Acesse também o site oficial do programa http://www.endpolio.org/. Vamos nos unir para que as doações aumentem e gerem recursos suficientes para imunizar todas as crianças que ainda podem ser contaminadas pela doença.

2 respostas em “24 de outubro – Dia Internacional da Poliomielite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s