Aniversário de 3 anos do Núcleo de Cultura da ACIRP

Imagem 

Neste mês de maio, o Núcleo de Cultura da ACIRP comemora 3 anos. Mas, você deve estar se perguntando, o que é este núcleo? É com este artigo, em que homenageio o aniversariante, que procurarei também responder um pouco a essa pergunta.

Em 2010, a então diretora cultural da ACIRP, Cássia Guerra, fundou o Núcleo de Cultura com o objetivo de termos um elo oficial entre os artistas e produtores culturais e os empresários da nossa cidade. O Núcleo é aberto a todo e qualquer associado que tenha interesse em ajudar a divulgar a cultura em nossa cidade, quer por meio das ações do próprio núcleo, quer por meio de uma ampliação da sua visão empresarial de como o fomento à cultura pode trazer benefícios à sua própria marca.

Há um ano, ao assumir a diretoria cultural da ACIRP, assumi, por consequência, a grande responsabilidade de continuar os trabalhos do Núcleo de Cultura. Uma das diretrizes que buscamos reforçar nessa gestão é apoiar o trabalho da missão da entidade, que é: “Defender os interesses dos associados, do empresariado e do empreendedorismo, promovendo o associativismo, a prestação de serviços aos associados, a capacitação da equipe de gestão, e a contribuição para o desenvolvimento e promoção dos ambientes empresariais favoráveis de São José do Rio Preto e região e dos diversos setores da economia”.

Por isso, estamos buscando despertar em nossa cidade a importância de se pensar na Economia Criativa, um termo cunhado pelo autor inglês John Howkins e que pode ser definido como “atividades em que indivíduos exercitam a sua imaginação, explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos”. Veja que estamos falando de explorar o valor econômico da criação, um ativo intangível, mas cada vez mais valioso na sociedade atual. Um grande exemplo, até já um pouco batido, sobre isso é a questão da importância do design dentro da Apple. Já houve até quem a definisse como uma empresa de design e não como uma empresa de fabricação de produtos eletrônicos, pois a fabricação é terceirizada e os funcionários da empresa se preocupam mesmo é com a criação e inovação. A importância da Economia Criativa em nossas vidas é inegável e precisamos nos organizar melhor para usufruir dos benefícios dessa exploração comercial.

Atento a isso, o Núcleo de Cultura realiza, para comemorar o seu aniversário, duas palestras que abordam direta ou indiretamente o tema. A palestra com Roberto Cocenza abordará de modo direto, pois discorrerá sobre um breve histórico da área e trará exemplos práticos. A palestra com Efren Colombani falará sobre uma forma de financiamento de atividades culturais por meio de incentivos fiscais e é voltada aos empresários que queiram contribuir para estimular esse setor em nossa cidade e que não querem limitar-se às possibilidades do seu próprio caixa. Todos estão convidados, pois as palestras são gratuitas. As reservas de lugares podem ser feitas diretamente com a ACIRP.

Parabenizo todos os integrantes do Núcleo de Cultura da ACIRP pelo seu terceiro ano em ação, bem como a presidente da entidade, Adriana Neves, e todos os seus diretores por apoiarem diretamente a existência do Núcleo e suas realizações. Que nosso Núcleo de Cultura consiga estimular o debate sobre a Economia Criativa em São José do Rio Preto e aproximar dessas ações os empresários para que possamos explorar todo o potencial econômico que nossa cidade tem nesse segmento. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s