Projeto Arte na Praça

ACIRP

Em maio do ano passado, recebi o honroso convite da presidente da ACIRP, Adriana Neves, para assumir a Diretoria Cultural da entidade. Nosso principal objetivo é defender os pilares da entidade e prestar serviços aos associados. Por isso, ao elaborar o plano de ação da Diretoria Cultural tinha a difícil missão de conseguir desenvolver um projeto que aliasse o desenvolvimento cultural às necessidades dos associados do comércio e que também ressaltasse a importância do setor cultural dentro das atividades econômicas da cidade.

Para cumprir esses objetivos, o Núcleo da Cultura da ACIRP se reuniu várias vezes no último semestre para desenvolver o projeto “Arte na Praça”, que acaba de ser aprovado pelo Ministério da Cultura para captar recursos por meio de incentivos fiscais da Lei Rouanet.

O projeto “Arte na Praça 2013” prevê a realização de evento artístico/cultural com intensa programação de espetáculos de teatro e dança, grupos e bandas musicais, apresentações circenses e folclóricas, intervenções artísticas, varal de poesia e feira de doação de livros e será realizado sempre aos segundos sábados de cada mês, nas Praças Rui Barbosa e Dom José Marcondes. O projeto irá ocupar a área central da cidade, local de preservação histórica e cultural, buscando intervir no cotidiano dos comerciantes, dos comerciários e dos consumidores que por lá transitam, oferecendo-lhes o acesso pleno e democrático à arte e à cultura.

Nosso cronograma prevê o início das atividades no próximo mês de julho, mas, para isso, é imprescindível que consigamos arrecadar pelo menos 20% do montante total do projeto para cumprir os requisitos legais para movimentação dos recursos financeiros captados. Para isso, toda a diretoria está se envolvendo para buscar apoio de empresas da nossa cidade e região que possam usufruir dos benefícios da Lei Rouanet para patrocinar o evento.

É importantíssimo conseguirmos reunir um número de empresas suficientes para financiar todo o projeto, pois, com isso, estaremos conseguindo impactar significativamente na revitalização da área central também do ponto de vista humano, ocupando o espaço público e gerando uma maior circulação no comércio local. Além disso, como serão priorizadas apresentações de artistas da nossa própria cidade, teremos uma injeção desses recursos na nossa própria economia, fazendo com que a roda gire e todos na cadeia sejam beneficiados, extrapolando o benefício direto ao cidadão que poderá contemplar as apresentações gratuitamente.

Por isso, conto com o apoio de todos para divulgarem o projeto e nos ajudarem a fazer contatos com potenciais apoiadores para que tenhamos, a partir de julho, mais uma realização da ACIRP para beneficiar seus associados e todos os cidadãos rio-pretenses.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s