Comunicação 3.0

comunicacao

Participei na semana passada de um workshop promovido pela Multivias Comunicação sobre como colocar o site da sua empresa na primeira página do Google. Como é um tema extremamente relevante nos dias de hoje e como temos utilizado essa consultoria da própria Multivias para nosso trabalho de comunicação integrada na CCLi Consultoria Linguística, decidi compartilhar um pouco sobre o que foi dito para que possa pensar nessa estratégia para sua empresa também.

Primeiramente, acho que até é dispensável dizer sobre por que estar na primeira página do Google é importante para qualquer empresa hoje, mas resumo: as pessoas cada vez mais usam o Google para encontrar o que precisam, não só a partir dos seus computadores e notebooks, mas também dos seus smartphones e tablets. Ou seja, se sua empresa não estiver lá, dificilmente conseguirá ter esse internauta como cliente, pois 81% do mercado de buscas no Brasil hoje é detido pelo Google e pesquisas comportamentais indicam que menos de um terço dos internautas avança para a segunda página do Google. Portanto, essa estratégia deve ser enfocada como uma estratégia de marketing voltada ao novo perfil do consumidor, que é o do consumidor ativo.

A boa notícia, especialmente para os micro e pequeno empresários como eu, é que se trata de uma comunicação muito barata comparada às mídias tradicionais e que pode fazer com que seu produto ou serviço, ao estar exposto quando buscado, tenha uma alta taxa de conversão de venda. Além disso, diferentemente das mídias tradicionais, tudo o que acontece no ambiente online é mensurável, sendo possível saber, inclusive, qual seção do seu site é o mais frequentado e o tempo dedicado pelo internauta para a sua leitura.

Por isso, ter uma comunicação integrada que abranja todos os aspectos da sua prestação de serviços ou do seu produto com foco no consumidor ativo é fundamental para o bom posicionamento de marketing atualmente. Como o trabalho de indexação dos buscadores é feito por reconhecimento de palavras-chave, a otimização do seu site para este mundo 3.0 deve passar também pelo próprio texto do seu site. E não me refiro apenas à questão de língua portuguesa com um texto correto dentro das normas gramaticais vigentes, pois isso é facilmente realizado por uma empresa de consultoria em línguas, como a CCLi, por exemplo. Estou me referindo especialmente à própria escolha das palavras desse texto, pois será por meio delas, dentre alguns outros fatores, que os buscadores indicarão o seu site para o topo da lista.

Durante o workshop foram apresentados vários conceitos sobre SEO (Search Engine Optmization, ou seja, otimização para as ferramentas de busca), incluindo as taxas de conversão das palavras-chave, os fatores de ranqueamento, a importância do uso de código limpo, o uso de link building, as ferramentas de acompanhamento, enfim, uma série de conhecimentos técnicos que são levados em consideração hoje quando se pensa em construir um site focado em comunicação 3.0.

Como esse mundo digital está ficando cada vez mais complexo e competitivo, fica difícil conseguirmos dominar todo esse conhecimento. Por isso, é muito importante que nós, empresários, fiquemos antenados a essas mudanças e busquemos parceiros que nos ajudem na comunicação com o cliente, para que ela seja integrada e contemple as necessidades do perfil do consumidor ativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s