Global Entrepreneurship Congress

Global Entrepreneurship Congress 2013, Rio de Janeiro

Global Entrepreneurship Congress 2013, Rio de Janeiro

No mês passado, foi realizado no Rio de Janeiro o Global Entrepreneurship Congress organizado pela Semana Global de Empreendedorismo, pela Kauffman Foundation e pela Endeavor Brasil. Participar deste evento foi uma ótima oportunidade para ampliar a visão de empreendedor e também perceber como o contexto social em que estamos inseridos pode potencializar ou amarrar a realização empreendedora dos seres humanos.

Um dos principais objetivos deste evento é, principalmente, criar um ambiente de troca de ideias e abordagens para fortalecer o crescimento econômico dos países envolvidos por meio de políticas e iniciativas favoráveis aos empreendedores. Por isso, houve painéis bastante políticos cobrando formas de o setor público auxiliar, ou pelo menos não atrapalhar, o desenvolvimento de empreendedores locais.

O alto nível de internacionalização do evento com delegados de vários países de todos os continentes faz com que o nível do debate e as soluções propostas sejam ímpares, pois mesmo contrastando realidades distintas, percebe-se que o impacto do empreendedorismo em qualquer país é importantíssimo para o seu desenvolvimento.

Muito se falou do Vale do Silício como modelo a ser seguido para desenvolvimento de polos empreendedores, pois o grande segredo que propulsionou o crescimento das empresas inovadoras naquela região dos EUA foi a facilidade de realizar trocas com outros empreendedores, facilidade de acesso a opiniões e capital para investimento em novas ideias. A teia disponível na região favorece empreendedores. A solução hoje, porém, não é simplesmente enviar bolsistas para a região para que retornem aos seus países com uma visão mais aprofundada, como foi amplamente feito na década passada, pois, além de muitos não retornarem, os que o fazem acabam não encontrando o ecossistema adequado para o desenvolvimento de ideias empreendedoras e acabam sofrendo as mesmas restrições e dificuldades enfrentadas antes. A melhor solução, acredito, é buscar uma união entre o setor público e o privado, assim como o terceiro setor, para que juntos possam criar esse ecossistema propício ao desenvolvimento de novas empresas que permite que um país possa trazer mais oportunidades para seu povo e desenvolver sua economia.

Participar do evento foi uma excelente oportunidade para ampliar os horizontes ao conversar com empreendedores de várias regiões do mundo e também para constatar mais uma vez como nosso país ainda é lento em estimular o desenvolvimento de políticas que levem ao empreendedorismo. Que nós, empreendedores e sociedade civil que apoiam a causa, nos unamos para exigir que esse tema entre no debate político a fim de que sejam possíveis melhores condições de competição internacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s