Sempre é tempo para aprender uma nova língua

Imagem

No artigo desta edição, tentarei desconstruir um mito que existe com relação à aprendizagem de línguas e que está presente em discursos, como os do tipo: “Estou muito velho para aprender um idioma!”. Na verdade, não existe uma idade limite para se aprender uma nova língua. Embora as pesquisas indiquem que as crianças tendem a aprender um segundo idioma com mais facilidade por estarem ainda no processo de formação das áreas cognitivas do cérebro e do aparelho fonador, não existem pesquisas que indiquem a impossibilidade de se aprender uma nova língua na terceira idade, por exemplo. Muito pelo contrário, pois há várias pesquisas que focam exatamente estratégias de ensino e aprendizagem de línguas neste contexto.

Dois principais motivos levam os adultos a buscarem aprender um novo idioma: a necessidade profissional ou a realização de um hobby. Enquanto os que buscam pela primeira razão costumam ter uma forte dose de pressão durante o processo de ensino e aprendizagem, os que buscam pela segunda razão acabam se envolvendo mais e, por isso, muitas vezes costumam ter um desenvolvimento superior aos primeiros. Como sabemos na prática, o estresse limita nossa capacidade de concentração e memorização. Por isso, é importante planejar-se profissionalmente, com cerca de dois ou três anos antes de haver a necessidade real, para começar a estudar o idioma que poderá ser importante na sua carreira. Como atualmente saber inglês é quase mandatório, este planejamento recai, muitas vezes, sobre o terceiro idioma, que virá a ser o principal diferencial.

É importante frisar que, para a grande maioria das pessoas, aprender um novo idioma será sempre um desafio, independentemente da idade. Falar um outro idioma é uma atividade tão complexa que já há estudos sugerindo que falantes bilíngues com disposição genética para desenvolver a doença de Alzheimer acabam retardando o início da doença e tendo uma evolução mais branda do que os que falam apenas uma língua. Para enfrentar esse desafio, o adulto deve procurar um curso que atenda ao seu perfil, pois com certeza não será o mesmo curso oferecido a uma criança ou a um adolescente.

Nós, adultos, temos muitas vantagens ao aprender um novo idioma:

  • Possuímos um grande repertório de vida que nos possibilita fazer um leque maior de associações;
  • Já temos nossa habilidade comunicativa desenvolvida na língua materna;
  • Podemos discutir temas de nosso interesse, aumentando nossa motivação;
  • Conseguimos utilizar nossa habilidade de resolver problemas como aliada da aprendizagem;
  • Somos críticos durante o processo de aprendizagem;
  • Temos mais autonomia como aprendizes;
  • Apresentamos um repertório de estratégias de aprendizagem que podem ser aplicadas ao estudo de uma nova língua.

Portanto, deixe de lado essa história de estar velho demais para aprender um novo idioma, procure um curso que atenda às suas necessidades específicas, aproveite suas vantagens como um aprendiz adulto e divirta-se desenvolvendo uma habilidade que é tão importante em nossos dias de hoje! Fica a dica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s