O cérebro e a aprendizagem de línguas

Escrevo este post com o objetivo de compartilhar uma reportagem que li hoje no site da Revista Exame e que diz que “aprender idiomas de forma intensiva faz o cérebro crescer”. A reportagem se refere a um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Lund, que foi publicada na revista NeuroImage, e pode ser lida na íntegra no site da revista online (http://abr.io/5DD2).

Com o avanço das pesquisas em neurociência, muitos pesquisadores têm buscado entender o funcionamento do cérebro para a aprendizagem de línguas e muitos avanços têm sido feitos nesta área. Hoje se sabe, por exemplo, que quando aprendemos nossa língua materna, a região do cérebro que memoriza estas informações é diferente daquela que usamos para processar as informações sobre nossa aprendizagem de uma língua estrangeira. No entanto, pessoas bilíngues, que possuem duas línguas maternas, aprendem as duas utilizando a área responsável pela língua materna.

O fato para o qual gostaria de chamar a atenção sobre o estudo  publicado na NeuroImage é a constatação de que o processo de aprendizagem de línguas é extremamente complexo e exige muitíssimo do nosso cérebro. Outros estudos realizados com pacientes que sofrem do mal de Alzheimer corroboram para provar esta complexidade. O artigo da pesquisadora Clara Moskovitz publicado no portal LiveScience (http://migre.me/b5JeS) conclui que os pacientes bilíngues desenvolvem mais tardiamente os problemas de perda de memória relacionados à doença, indicando que falar uma outra língua protege o cérebro da doença.

Trazendo a problemática para nosso contexto de ensino e aprendizagem de línguas, sabemos que muitos brasileiros se sentem bastante desmotivados ao enfrentarem as dificuldades inerentes ao processo de apender uma nova língua e uma grande maioria acaba desistindo antes de atingir o nível de proficiência desejado. Podemos utilizar os resultados destes estudos como um estímulo para estudarmos outras línguas, pois, além de ser importante profissional e culturalmente, ajudamos nosso cérebro. Mas não se engane, será um processo complexo! Esteja preparado e busque profissionais preparados para auxiliá-lo neste processo.

Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s