Small Giants Community

Imagem

Conheci a comunidade internacional Small Giants há exatamente dois anos. Posso dizer que foi amor à primeira vista! A oportunidade de conhecer este grupo foi intermediada por Raul Candeloro, que conheceu o grupo nos EUA e trouxe sua filosofia para o Brasil. Fazer parte deste grupo tem sido extremamente valioso para mim e tem feito com que o crescimento da minha empresa ocorra da maneira em que realmente acredito, desafiando alguns dogmas dos cânones da administração de empresas. Por isso, decidi por compartilhar esta experiência com todos.

O princípio fundamental do grupo é sua definição de sucesso. Para um pequeno gigante, sucesso não é medido apenas pelo balanço da empresa, ou seja, pelo lucro que ela gera, mas sim pela contribuição que esta empresa gera à sua comunidade, pela sua dedicação em oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes e pela criação e preservação de uma cultura de trabalho de excelência também. Enfim, não é o que fazem, mas quem são!

Pode-se dizer que esta comunidade teve sua gênese com a publicação do livro Pequenos Gigantes: as armadilhas do crescimento empresarial (por quem soube escapar delas) do editor da revista Inc. Bo Burlingham lançado nos Estados Unidos em 2006 e publicado pela Editora Globo no Brasil em 2007. No livro, o autor descreve 6 características em comum nas empresas que ele analisa – características consideradas únicas e inspiradoras que compõe o chamado mojo:

  • Possuir líderes que sabem quem são, o que querem do seu negócio e porquê;
  • Ser altamente envolvida com a comunidade em que a empresa está inserida;
  • Manter uma relação próxima, com vínculos pessoais, com clientes e fornecedores;
  • Praticar uma cultura de intimidade, que se preocupa em “cuidar das pessoas na totalidade de suas vidas” e em compreender mutuamente as responsabilidades dos proprietários e dos colaboradores;
  • Possuir líderes que sejam verdadeiramente apaixonados pelo que fazem;
  • Ter um modelo de negócios sólido e preocupar-se em proteger suas margens.

Fundada em junho de 2009 pelo pequeno gigante, CEO da The Beryl Companies, Paul Spiegelman para divulgar, implementar e desenvolver o conceito de mojo nas empresas,  a comunidade busca atingir este objetivo ajudando a definir por meio de reflexões o que pode determinar o sucesso para líderes de pequenas empresas, promovendo fóruns para a construção de relações profissionais com outros empresários que também busquem mojo nas suas empresas e facilitando o acesso a treinamentos, materiais de estudo, conferências e visitas a empresas com a mesma filosofia. Desde 2011, organiza também o Small Giants Summit, um evento internacional com empresários de vários países que se reúnem para discutir e refletir sobre esta filosofia de negócios.

Tenho tido a oportunidade de me envolver plenamente com este grupo, que é extremamente aberto e receptivo a novos membros com as mesmas preocupações. Os eventos que a comunidade realiza são muito intimistas e seguem a filosofia de gerar mojo durante os dias em que ficamos reunidos. Tanto ano passado em Konstanz na Alemanha quanto neste ano em San Francisco nos Estados Unidos, pudemos ter contato direto não só com os fundadores e líderes da comunidade, mas também com suas famílias e com outros membros extremamente focados em desenvolver um lugar especial para se trabalhar e fazer negócios. Essa troca é riquíssima e seu valor inestimável.

Para receber a newsletter da Small Giants Community, basta se cadastrar em www.smallgiants.org. Por ser uma comunidade internacional, a língua oficial é o inglês. Portanto, se não for fluente no idioma, aproveite para conhecer melhor a proposta da CCLi Consultoria Linguística (www.cclinet.com.br) e desenvolva sua fluência com uma empresa que se esforça para ser uma autêntica pequena gigante!

Espero que se sintam tão inspirados quanto eu ao conhecer esta maravilhosa comunidade!

ImagemImagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s