Afinal, o que é consultoria linguística?

Recentemente, fui convidado pelo jornalista Fabiano Ferreira, editor da Revista Gente & Negócios, lançada em agosto em São José do Rio Preto, para ser o colunista da revista escrevendo sobre minha área de atuação. O desafio foi aceito e coloco aqui o artigo da edição de agosto!

Imagem

             Antes de começar a discutir propriamente sobre o que é consultoria linguística, gostaria de reforçar a satisfação que estou tendo com essa oportunidade aberta pela revista Gente & Negócios para escrever artigos que tragam informações importantes sobre a área de línguas para profissionais e para empresas. Espero, assim, poder contribuir ao trazer conhecimentos importantes sobre essa área pela qual sou apaixonado. Fique à vontade para interagir comigo por e-mail, dando sugestões e enviando dúvidas também.

O tema deste artigo é a pergunta que mais costumo ouvir no meu dia a dia: o que é consultoria linguística?Como fui pioneiro em trazer para a nossa região o conceito de consultoria na área de línguas, sinto-me na obrigação de explicar, sempre que possível, o que vem a ser isso exatamente.

Na verdade, é algo muito simples, apesar da sua complexidade de atuação.  Como em qualquer outra área, a consultoria linguística é uma profissão de ajuda. A pesquisadora Canutti define bem esse trabalho como sendo uma prestação de serviços, realizada por um profissional extremamente qualificado e conhecedor  do tema. Além disso, ela reforça que esse trabalho deve ser feito por meio de diagnósticos e processos para levantar as necessidades do cliente, identificar as soluções e recomendar ações.

O papel do consultor é, portanto, atingir o resultado em sua área de expertise por meio de uma outra pessoa. O consultor nunca é o foco do seu próprio trabalho, pois o papel dele é o de transformar processos e pessoas para que se tornem independentes dele. Sua formação deve ser bastante aprofundada na sua área de atuação para que possa fazer diagnósticos precisos e elaborar projetos eficazes para seus clientes.

Todo trabalho de consultoria possui suas etapas bem definidas e projetos adequados às especificidades de cada contexto. Dessa forma, a consultoria linguística é algo simples assim, pois é idêntica a qualquer outro tipo de consultoria. A diferença é que seus consultores são conhecedores aprofundados da área de línguas, dos processos de ensino de aprendizagem, das abordagens de ensino, dos estilos cognitivos, das estratégias de aprendizagem, enfim, da ciência denominada Linguística Aplicada. A principal diferença do trabalho de um consultor de língua é que este tem como principal preocupação adequar seu projeto de trabalho ao resultado que precisa ser atingido pelo seu cliente, seja ele um profissional ou uma empresa.

Por isso, é importante ter em mente que muitos problemas do dia a dia de uma empresa ou de um profissional podem estar relacionados com o déficit de competência comunicativa, que abrange desde aspectos linguísticos relacionados à gramática, ao léxico e à semântica até aspectos extralinguísticos relacionados à questões pragmáticas, sociolinguísticas e culturais.  Sendo assim, ao invés de aceitar o senso comum de que aprender uma língua estrangeira é difícil ou “quase” impossível, reflita bem se o tipo de experiências com o aprendizado de línguas que teve em sua vida foram realmente direcionadas ao desenvolvimento de sua competência comunicativa.

            Um consultor linguístico bem preparado poderá, com certeza, encontrar a solução ideal para o seu problema

8 respostas em “Afinal, o que é consultoria linguística?

    • Ingridi, como esse artigo foi publicado em uma revista de Negócios, teve que ser adequado ao espaço existente de apenas 1 página. Como atuo há 12 anos no segmento e somos uma das empresas pioneiras na área no Brasil, será um prazer poder discutir com você sobre essa área de atuação! Tenho até uma palestra que costumo dar para alunos da área de Letras sobre o assunto. Você também é da nossa área? Caso tenha perguntas específicas, pode me escrever por email que respondo com prazer! Abraços,

      • Oi, Daniel Rodrigues! Seu artigo é esclarecedor. Consegui identificar um profissional da área ao ler o seu artigo. Estou no último período de Letras, sou aluna da Universidade Veiga de Almeida. Você poderia deixar aqui um contato para que eu possa enviar meu currículo? Desde já, grata.
        Luciana Antão Alves.

  1. Gostaria de saber como é o mercado de trabalho para estes profissionais na área de consultoria e assessoria linguística, bem como o que se entende, mais especificamente, sobre a área de atuação. O que faz um consultor linguístico? Quais empresas contratam estes profissionais? Remuneração?

    • Adriana,

      Desculpe-me pela demora, mas estava em viagens e foi bastante corrido! Achei muito pertinente sua pergunta e farei questão de poder até lhe dar uma atenção mais especial. Caso tenha interesse, pode me escrever por email para daniel.rodrigues@cclinet.com.br para podermos fazer trocas de mensagens individualizadas e até agendarmos uma Skype Call, se necessário. Basicamente um consultor linguístico atua com um conhecimento bastante aprofundado sobre a área de Letras no mercado para auxiliar empresas e pessoas físicas a lidarem com as especificidades dos idiomas. Geralmente são contratados por multinacionais ou empresas que trabalham com o mercado globalizado e enfrentam dificuldades ou precisam de aumentar o desempenho de suas equipes. A remuneração é variável por se tratar de prestação de serviços liberais, variando de acordo com o perfil de cada consultor e de cada projeto. Espero poder contribuir e estou à disposição para auxiliar também pelo email. Abraços,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s